Antiinflamatórios

Inflamação

A inflamação é uma reação imunológica do organismo quando exposto a uma infecção ou lesão dos tecidos. Essa reação ocorre com acúmulo de fluidos e leucócitos com objetivos de destruir, diluir e isolar os agentes lesivos.  Os antiinflamatórios são medicamentos que possuem o objetivo de interferir ou interromper esse processo reacional de defesa do organismo a fim de minimizar os sintomas. Esses medicamentos podem ser divididos quanto à natureza como hormonais (esteróides) ou não hormonais (não-esteróides).

Sintomas da inflamação

Os sintomas característicos de uma inflamação são:

– região afetada avermelhada  e quente, isto ocorre devido ao aumento do fluxo sangüíneo no local;

– inchaço e hipersensibilidade como conseqüência da infiltração de líquidos nos tecidos locais, o que aumenta a tensão superficial da pele;

– dor;

-febre

A inflamação pode ser classificada em dois tipos principais, de acordo com a duração e a velocidade de instalação da inflamação: crônica e aguda. Inflamação aguda é aquela que se instala rapidamente e como próprio nome diz é transitória, ou seja, ela  possuiu curta duração(horas ou dias), como por exemplo após um acidente onde ocorre lesão tecidual de forma súbita. Essa inflamação aguda tem como objetivo principal a eliminação do agente agressor. A inflamação crônica se instala de forma lenta e progressiva e pode durar semanas, meses ou anos, como por exemplo nas doenças reumatológicas tais como a artrite reumatóide e o lupus eritematoso sistêmico.

Antiinflamatórios não esteroidais:
AAS
Nimesulida


%d blogueiros gostam disto: