Nimesulida

Nimesulida é uma substância ativa que é vendida comercialmente como Nisulid. O Nimesulida é um medicamento classificado como antiinflamatório não esteróide.  Esse medicamento possui também efeitos antipiréticos, ou seja, ele pode prevenir ou reduzir a febre e efeitos analgésicos, reduzindo ou aliviando a dor. O Nimesulida começa a atuar aliviando os sintomas 15 minutos aproximadamente após a administração por via oral do medicamento em adultos.   Existem estudos que indicam que esse medicamento possui maior tolerância e causa menos efeitos colaterais em pacientes em comparação com outros fármacos antiinflamatórios.

O  Nimesulida inibe a produção de uma enzima denominada ciclooxigenase. Essa enzima é responsável pela produção de algumas substâncias presentes na inflamação, entre elas, a mais importante é a prostaglandina. Ao inibir a produção de prostaglandina, o Nimesulida reduz também a sensibilidade a dor.

Indicações de uso: O Nimesulida é utilizada no tratamento de inflamações, aliviando também a dor e reduzindo a febre.  Recomenda-se a administração de Nimesulida por via oral após as refeições para que se evite irritação gástrica durante o tratamento. Pelo mesmo motivo, não se aconselha a ingestão de álcool ou de outras substâncias capazes de causar irritação gástrica.

Efeitos adversos: O uso de Nimesulida pode causar dor no estômago, náuseas, sonolência, dor de cabeça e tontura. Esses efeitos adversos normalmente são leves e de caráter  provisório e, portanto, não exigem a interrupção do tratamento. Caso haja a persistência desses efeitos, é necessário a consulta de um médico.  Além desses efeitos, pode acontecer também reação alérgica.

Contra indicações:  O Nimesulida é contra indicada para mulheres gestantes ou em fase de amamentação, pacientes com hemorragias do trato gratointestinal, pacientes com úlceras no estômago ou no intestino delgado(principalmente no duodeno). O Nimesulida é metabolizada principalmente no fígado e sua eliminação acontece predominantemente  por via renal, por isso, é contra indicado seu uso em  pacientes com disfunção hepática e disfunção renal grave.

Interações com outros medicamentos:

Deve-se evitar o  uso de Nimesulida em conjunto com medicamentos que possuam propriedades anticoagulantes ou inibidores de agregação plaquetária, pois esses medicamentos podem potencializar a ação da Nimesulida;

– A administração de Nimesulida concomitante com outras drogas, entre elas: o fenofibrato, ácido salicílico, ácido valpróico e tolbutamida, pode diminuir a ligação de Nimesulida com proteínas plasmáticas, mas não há evidências que essas interações tenham significância clínica;

– A administração de Nimesulida com outros antiinflamatórios não esteróides pode aumentar os efeitos adversos gastrointestinais;

– Existem interações medicamentosas entre antiinflamatórios não- esteróides e lítio, metotrexato, probenecida e Nimesulida, por isso, deve-se ter cautela na administração de Nimesulida com qualquer uma dessas drogas, pois há o aumento do risco de hemorragias grastointestinais.

Início

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: