Fluoxetina

A serotonina possui, entre outras, a função de regular o humor. A fluoxetina é um antidepressivo que inibe seletivamente a recaptação da serotonina, aumentando sua disponibilidade nas células nervosas.

A fluoxetina é o agente antidepressivo mais prescrito por ter alta eficiência no tratamento da depressão de grau moderado e baixa tendência a causar efeitos colaterais, com relação aos outros medicamentos para depressão, e é menos perigoso em superdosagem.

Seu nome comercial é Prozac, mas também é comercializada na forma de medicamento genérico, sendo necessária a apresentação de receita médica.

Indicações de uso: A fluoxetina é utilizada em uma variedade de distúrbios psiquiátricos, tais como: depressão, distúrbios de ansiedade, ataques de pânico, distúrbio obsessivo-compulsivo e bulimia nervosa.

Efeitos adversos: Os principais efeitos colaterais comuns consistem em náusea, anorexia, insônia, perda da libido, falta de orgasmo, pensamentos suicidas.

Contra indicações: Hipersensibilidade à droga, gravidez e lactação. Não administrar fluoxetina no mínimo por 5 semanas antes ou depois do uso de IMAO, devido ao risco de interação grave, com síndrome serotoninérgica.

Interações com outros medicamentos: Em combinação com medicamentos para depressão do tipo MAOI (inibidor da monoamina oxidase) ou SSRI (inibidores seletivos da recaptação de serotonina) podem provocar a “síndrome da serotonina” associada com tremor, hipertermia e colapso cardiovascular, resultando em morte.

Início

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: